quinta-feira, 21 de maio de 2015

Como trocar lâmpadas dicróicas 50W/127V antigas pelas novas.

Vou começar o Blog com a sugestão de um grande amigo: o Saks.

Há alguns dias, postei no Facebook como trocar as lâmpadas dicróicas 50W/127V antigas pelas novas e ele brincou dizendo que eu deveria começar um Blog com dicas para a casa. Voilà, aqui está ;)

Enfim, o que acontece é o seguinte: como as lâmpadas dicróicas de 50W/127V mudaram o encaixe (antes era um pino fininho, agora ele é grosso), quando uma dessas lâmpadas queima, não basta trocá-la, tem que trocar também o local onde ela encaixa (o pessoal das casas de lâmpadas chamam de "rabicho"). 

Quando eu fui comprar as lâmpadas novas e os rabichos, o vendedor disse para eu chamar um eletricista mas, na boa, meu pai me ensinou a me virar e eu não ia pagar ninguém para fazer uma coisa que eu posso fazer sozinha. 

Foi chatinho, mas agora a casa está toda clara. Primeiro, tive que desencaixar as lâmpadas, tirar da "luminária", substituir pela nova lâmpada, tocar os encaixes (rabichos) e, finalmente, fixar as "luminárias" novamente no teto.

Não tem nada de difícil, só dá um trabalhinho. E não esqueça: desligue o disjuntor quando for fazer isso, para não correr o risco de tomar um choque, ok? Abaixo estão as fotos do "passo a passo".

PS: Na hora de comprar a lâmpada dicróica de 50W, verifique se é 127V ou se 12V. O primeiro vendedor me entregou lâmpadas 12V (que queimaram assim que eu as instalei) por causa do encaixe. Não se enganem, se for 127V, o pino de encaixe é maior e o rabicho tem que ser trocado (a não ser que você dê MUITA sorte de encontrar lâmpadas com o encaixe antigo).










2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.