domingo, 31 de maio de 2015

Batatinhas Rústicas

Sabe quando você está sem criatividade e precisa de algum aperitivo ou de um acompanhamento para, por exemplo, uma carne? Então, as batatinhas rústicas são fáceis de fazer, saborosas e baratas!!!

Fiz, pela primeira vez, no meu aniversário e posso dizer que foi um verdadeiro sucesso.

Para fazê-las, você vai precisar de:

Batatas
Alecrim
Azeite
Sal Grosso

Aí você pergunta, "mas Cy, quanto de cada ingrediente eu uso?". Num almoço de domingo (a 2ª foto, a 1ª foi de quando as fiz pela primeira vez, no meu aniversário), para mim e para o Mário, eu usei 3 batatas (médias) e ainda sobrou. Então, calcule que cada batata dá cerca de 8 gomos e veja quanto você acha que será consumido. O alecrim, eu comprei um pacotinho desidratado e usei um punhado, colocando a erva sobre todas as batatas, mas SEM excesso. O mesmo com o sal grosso. No que diz respeito ao azeite, admito que forrei uma fôrma com papel alumínio, untei com azeite (para facilitar tirar as batatinhas) e  reguei as batatas com gosto, para que cada uma delas tivesse sua parcela de azeite.

"Ok, Cy, agora já sei mais ou menos quanto de cada coisa vou usar. Como eu faço as batatinhas?" Simples (e não esqueça de DEIXAR a casca...afinal,, elas são rústicas por causa da casca)

1. Pré aqueça o forno em temperatura média, cerca de 180 °C.

2. Numa tábua, corte as batatas em gomos: sempre no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar (eu corto em 4 gomos cada metade da batata).

3. Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com uma colher (chá) de sal (comum ou grosso). Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 (seis) minutos.

4. Retire do fogo e escorra a água das batatas.

5. Transfira para uma assadeira (eu forro com papel alumínio e unto com azeite, mas você pode usar uma fôrma antiaderente), adicione o alecrim e regue com o azeite.

6. Tempere com sal grosso. Leve ao forno (pré aquecido) para assar por 40 minutos.

7. Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, com cuidado solte as batatas da assadeira.


Voilà, batinhas rústicas prontas para serem devidamente apreciadas. Bon appétit!!!




sexta-feira, 29 de maio de 2015

Segredos de um bolo bem gostoso

Sem falsa modéstia, meus bolos são bastante elogiados pelas pessoas que eu conheço. Mas, qual o segredo? Para um bolo ser gostoso, ele tem que ser molhadinho!!!

Vamos combinar, bolo seco é uó!!! Não rola...sorry.

Quando eu fiz o curso de confeitaria, a receita "by the book" era a seguinte:

500 ml de água
300 g de açúcar
2 paus de canela
10 cravos                                 
1 colher (sopa) de rum
(podendo substituir a canela, cravo e rum por casca de laranja, de limão, de maçã, essências, etc.)

Aí era só levar todos os ingredientes - menos o rum - ao fogo, deixar ferver por 5 minutos, passar por uma peneira e acrescentar o rum.

Pois bem, eu não sou, em geral, uma pessoa de seguir receitas ipsis literis. Geralmente acabo mudando alguma coisinha.

Nesse caso, a calda que eu uso, para o tipo de fôrma que eu tenho (cerca de 23 cm redonda) é:

+/- 1 xícara de água
1 colher de açúcar
conhaque até a água ficar âmbar (Whisky também fica bom)

Aí eu levo esses ingredientes ao microondas por uns 2 minutos (o álcool evapora um pouco e fica melhor para não "embebedar" ninguém :P)

Depois de partir o bolo ao meio ou em 3 partes (você pode fazer isso com a ajuda de uma linha mais grossa, fio dental SEM sabor ou mesmo aquelas facas de churrasco), vou jogando, com uma colher de sopa, a calda no bolo, até que tudo fique molhado.

Passo o recheio, coloco a outra parte do bolo, faço de novo o procedimento de molhar o bolo e, ou coloco cobertura, ou coloco mais recheio e, depois a outra parte do bolo e repito o feito antes (molho essa parte e depois coloco a cobertura). 

Ah sim, fazer o bolo um dia antes de consumi-lo faz com que ele absorva melhor a calda e fique mais gostoso ainda. E não se esqueça de guardar o bolo na geladeira, para melhor conservá-lo.


(O bolo da foto foi um bolo que fiz há algum tempo, de chocomenta com recheio de creme de confeiteiro com chocolate e menta, coberto com creme de chocolate, confeitos e "balas" de menta.)


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Panqueca de Abobrinha e Cenoura e Muffin de Espinafre

A pedidos da querida Marjorie, além das dicas para casa e para vida , vou postar algumas receitinhas, mas coisa simples, fácil de fazer.

As duas receitas que posto hoje, foram enviadas pela querida Bia Mioni. Eu nunca fiz, mas confio no gosto dela ;)

Vamos começar com a Panqueca de abobrinha e cenoura:

Ingredientes:

2 abobrinhas italianas pequenas
2 cenouras médias
5 ovos
1 colher (chá) de alho bem picado
1 colher (sopa) de cebola bem picada
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado (mas pode colocar mais :P)
1 colher (sopa) de farinha de beringela (a Bia disse que substituiu por 3 colheres de aveia em flocos fina)
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Rale bem as abobrinhas e deixe escorrer bem a água. Rale bem as cenouras e as ferva para que cozinhem brevemente. Escorra a cenoura. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficar homogêneo. Com esse "creme", frite as panquecas, com pouco óleo, em fogo baixo, tampando a frigideira antes de virar a panqueca.

Agora é a vez do Muffin de espinafre:

Ingredientes:

100 g de espinafre (se preferir, pode usar o congelado)
75 g de queijo ricota (se preferir, substitua por feta ou cottage)
100 g de queijo mussarela ralada
2 tomates grandes
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
2 ovos
60 ml de azeite de oliva
1 xícara de leite
Raminhos de tomilho (opcional)
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte as fôrmas de muffin com manteiga e farinha. Corte os tomates em 12 fatias e coloque sobre papel toalha para secar.

Se for usar o espinafre fresco, cozinhe até murchar, se optar pelo congelado, apenas deixe descongelar naturalmente.

Em uma tigela, misture a farinha, o sal, o fermento em pó e a mussarela (e alguns raminhos de tomilho, se for usar). Em outra tigela, misture os ovos, o espinafre, o azeite e o leite.

Junte os ingredientes secos e os líquidos, misture tudo muito bem e adicione a ricota (ou feta / cottage). Divida a massa entre as fôrmas de muffin, coloque as fatias de tomate por cima da massa, o sal e a pimenta (e o tomilho, se optar por usar) a gosto.

Uma dica é usar uma colher de sorvete para medir a quantidade certa para cada fôrma.


Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até que as bordas estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Solte os muffins, delicadamente, com a ajuda de uma faca. Sirva em seguida.

Esterilize sua esponja de cozinha usando o microondas

Como todo mundo sabe, as esponjas de cozinha são um lugar super propício para a proliferação de bactérias, graças aos restos de comida e não rola trocar de esponja todo dia, porque, afinal de contas, dinheiro não dá em árvore.

Para aumentar a vida útil da sua esponjinha, depois de usá-la (geralmente à noite, para ela estar 100% para o outro dia), lave-a bem, tirando o máximo de alimentos ou resíduos que estiverem nela.

Depois, em um pratinho (você pode fazer sem, mas eu acho que colocar um pratinho facilita a vida), coloque a esponja molhada (pode ter umas gotinhas de detergente, água sanitária, limão, etc.) no microondas e ligue-o por 2 (dois) minutos na potência forte.

Obviamente só faça isso com esponjas que NÃO TENHAM PARTES METÁLICAS, a não ser que você queira ver uma "queima de fogos" dentro do seu microondas. Para esponjas de plástico, essa técnica também não é recomendada, já que este tipo de esponja pode derreter no seu microondas e aí você vai ter uma dor de cabeça séria para limpar a bagunça.


Ah sim, e espere uns minutinhos antes de pegar o pratinho com a esponja, ele estará bem quente e você não quer queimar os dedos, né? Só não vale esquecer o pratinho com a esponja dentro do microondas por horas e horas, porque se a esponja secar, você vai ter que dar uma esfregadinha mais séria no pratinho, para tirar algumas partes da esponja que grudaram nele.





segunda-feira, 25 de maio de 2015

Soro fisiológico para limpar os seios da face

Eu tenho rinite alérgica desde que eu me entendo por gente. Sabe quando a gente começa a tirar pó dos móveis? Pois é, parece que meu nariz vai cair, de tanto coçar.

O problema, é que várias vezes a rinite acaba progredindo para sinusite. Aí eu tenho vontade de morrer, até porque dá uma dor de cabeça dos infernos :P

Para evitar antibióticos ou pelo menos acelerar o processo de cura - e, se já chegou a esse estágio de tomar remédios, NÃO PARE DE TOMAR OS REMÉDIOS PRESCRITOS PELO SEU MÉDICO: SEMPRE SIGA À RISCA O TRATAMENTO - lave seu nariz com soro fisiológico.

Simples, simples: pegue uma seringa, encha com soro e injete no nariz algumas vezes, para limpar bem (para ficar mais confortável, esquente um pouco o soro, para ele ficar morno). E galera, SEM AGULHA, tá :P

O soro vai ajudar a limpar os seios da face e acabar com a inflamação. Se você der sorte, como já aconteceu comigo num começo de sinusite, nem precisei tomar antibióticos.

Ou seja, uma coisa simples (e é bom ter o hábito de lavar o nariz com soro regularmente) pode evitar que você gaste os tubos na farmácia (sem contar que tomar antibiótico não é a melhor coisa do mundo...mas ainda bem que eles existem :P)

Obviamente o Alê, meu cunhado - médico, disse para usar o soro por cerca de 3 dias, pelo menos 2 vezes por dia e que, se persistissem os sintomas, para procurar um otorrino e aí começar com os antibióticos.


Como o outono é uma época do ano que as pessoas reclamam muito de problemas respiratórios, a dica do soro com certeza será útil. Se não para você, para alguém que você conhece ;)



sábado, 23 de maio de 2015

Como descascar ovos cozidos em segundos...e sem queimar os dedos

Eu vi essa dica há algum tempo, em algum site tipo Catraca Livre, BuzzFeed, não lembro. Só sei que funciona.

É simples: você cozinha os ovos. Quando eles estiverem prontos, você os coloca em um copo com um pouco de água fria e cobre a boca do copo com a sua mão. Chacoalhe rápido, tipo, uns 10 segundos. A casca dos ovos ficará bem quebradiça. Depois, é só pegar os ovos e soltar a casca (passe os ovos na torneira caso tenha ficado algum pedacinho da casca). Piece of cake ;)


Fotinhos de como se faz:







sexta-feira, 22 de maio de 2015

Tutorial para troca de resistência de chuveiro

Uma amiga pediu um tutorial para trocar resistência de chuveiro. A questão é que eu nunca fiz isso e o meu chuveiro é a gás, não elétrico. Então, peguei este tutorial no site da Leroy Merlin  (http://www.leroymerlin.com.br/dicas/aprenda-como-trocar-a-resistencia-do-chuveiro) e aqui vão as instruções para a troca da resistência queimada. (Também peguei um link, no Youtube, mostrando como é feita a troca da resistência queimada: https://youtu.be/9YFUw-vQJ14)

Tenha em mãos:

• Uma resistência nova (verifique as especificações no manual de instrução do chuveiro, marca e modelo)
• Uma escovinha para limpeza
• Chave de fenda (para alguns modelos de chuveiro)
• Uma lixa pequena
• Um pequeno alicate

Instalação:

1. Verifique se o chuveiro está, de fato, queimado, deixando a água cair por alguns segundos. Feche, desligue o disjuntor e ligue novamente. Repita o processo e cheque se a água está esquentando. Esse processo é feito porque, em alguns momentos, a água não enche o compartimento do chuveiro e o diafragma – responsável pelo apoio aos pontos elétricos e acionamento da corrente elétrica – não sobe, impedindo que os pontos toquem a parte superior do chuveiro, que é conectada à rede de energia.

2. Certifique-se de usar calçados com solado de borracha para prevenir choques elétricos, isolando o corpo em relação ao solo. Desligue o disjuntor geral.

3. Desmonte o chuveiro, desenroscando o espalhador* e retirando a tampa. Alguns chuveiros podem exigir o uso da chave de fenda nessa fase. Cuidado para não danificar a borracha que fica entre a câmara e a tampa, pois ela serve para garantir o fechamento sem que haja risco de vazamento.

*Espalhador é aquela parte que se parece com uma peneira e que é de onde sai a água.

4. Antes de colocar a nova resistência, considere fazer uma limpeza na câmara, principalmente nos contatos, e no espalhador, usando a escovinha e a lixa. Caso hajam orifícios entupidos, desobstrua-os com um alfinete.

5. Verifique a posição da resistência queimada. A nova resistência deve ser colocada na mesma posição. Note que ela possui uma parte maior e uma menor. Isso significa que há uma forma específica de ser aplicada nos contatos. Pode-se notar um trecho maior entre contatos, onde será aplicada a parte maior da resistência, e um menor, onde será aplicada a parte menor correspondente. 

6. Retire a resistência queimada com o alicate e encaixe a nova nas extremidades dos contatos e na canaleta (ou guia).

7. Com a resistência nova posicionada, remonte o chuveiro com a câmara, tampa e espalhador.

8. Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos (como no processo feito inicialmente para verificar se o chuveiro estava queimado). Isso faz com que o ar seja retirado da câmara e esta, por sua vez, seja preenchida com água. Esse processo é importante para evitar que a nova resistência também venha a queimar. Após o enchimento da câmara, ligue a chave geral e movimente a chave do chuveiro para a posição inverno. Verifique o aquecimento da água.

Dicas e curiosidades:

- A chave inverno/verão é responsável por regular o trecho da resistência que será percorrido pela corrente elétrica. Enquanto na posição verão toda a resistência é ativada, permitindo mais espaço para a circulação dos elétrons, esquentando menos a resistência, na posição inverno apenas parte dela é ativada, permitindo menos espaço para os elétrons percorrerem, fazendo com que se choquem mais uns aos outros, deixando a resistência mais quente, elevando a temperatura da água.

- Ao manipular qualquer componente elétrico, não o faça com a palma da mão. Utilize, no primeiro momento, apenas as costas da mão, pois se estiver com a mão aberta sobre o componente energizado, os músculos contrairão, fazendo com que os dedos agarrem à peça.


- Ao recolocar o chuveiro no cano, vede-o com fita veda rosca a fim de evitar vazamentos.

- O fio terra, presente nos chuveiros elétricos, é de cor verde ou verde/amarelo, e deve ser cuidadosamente manipulado e recolocado na mesma posição, pois é ele quem atenua o risco de choque elétrico. 


Enfim, não posso testar para saber se o tutorial acima deixa as coisas simples, mas espero que ajude ;)

Repelente Caseiro

Considerando que pessoas próximas pegaram há pouco tempo a tal doença zika (que é uma parente da dengue e da febre chikungunya, todas transmitidas pelo aedes aegypti) e que um maldito pernilongo me picou, já providenciei mais do repelente caseiro. 

Galera, funciona mesmo: é só misturar álcool, cravo da índia e óleo corporal (geralmente de amêndoas, já que o óleo corporal é para não ressecar a pele, mas pode ser qualquer um). Voilà, repelente caseiro pronto (guarde em um recipiente de sua preferência) e muito mais barato e cheiroso que os repelentes industrializados, que fedem e custam uma fortuna.

Aí você me pergunta: "mas Cy, quanto eu uso de cada coisa? É verdade que tem que deixar 'n' dias no álcool antes de misturar o óleo?"

Então, eu vou "no olho" com relação às medidas: 50% de óleo de amêndoas e 50% de álcool + um punhado de cravos. Quem quiser medida, pode usar 100 ml de óleo de amêndoas e 100 ml de álcool + 1/3 do pacotinho de cravo. E não, não precisa deixar sei lá quantos dias no álcool antes de misturar com o óleo.

Misturou tudo? Já está pronto para usar: palavra de quem viu um maldito pernilongo fazer a curva logo depois de eu passar o repelente que eu tinha acabado de fazer ;)



Como vocês podem ver nas fotos, quando não está sendo usado, é possível ver uma ligeira mudança de coloração entre o álcool e o óleo, com os cravos no fundo, e uma coloração ligeiramente avelã quando tudo é misturado. Agite bem para o uso (e não precisa se encher do repelente não, um pouquinho no tornozelo, braços e pescoço - é como eu uso - e você já está livre dos pernilongos).



quinta-feira, 21 de maio de 2015

Chá mate feito na cafeteira

Para terminar com as postagens do dia, agora é a vez de uma receitinha caseira para refrescar (foi muito usada no calor infernal do verão do Rio): Mate caseiro feito na cafeteira.

A receita é simples: 1,5 litro de água filtrada, mate torrado a gosto (eu uso +/- 2 colheres de sopa bem cheias) e 6 colheres de sopa de açúcar (essa é minha medida - 1 colher - não muito cheia - por copo, como 1,5l rende 6 copos, uso 6 colheres de açúcar) - ou adoçar a gosto.

Além de mais barato (com 1 garrafa de mate, você compra um pacote de 250g de mate torrado e faz "n" litros do chá) é mais gostoso.

Coloque, do 1,5 litro, água até o máximo da sua cafeteira (a minha é para "12 cafés"), coloque o mate no filtro e encaixe o "bule" na cafeteira. 

Deixe passar a primeira vez e, para deixar o gosto mais acentuado, coloque o mate do bule no local da água, para passar novamente pela erva torrada que está no filtro (quando são 2 litros de água, passo o chá 2 vezes).

Antes de passar o mate, eu coloco açúcar no bule, assim, quando todo o mate tiver passado, é só mexer e colocar o chá no restante da água que ficou na garrafa.

Aí você vai falar, "mas Cy, como eu faço para limpar o mate da cafeteira?" Fácil: é só colocar água limpa e (depois de limpar o filtro), deixá-la escorrer pelo bule. Voilà, cafeteira limpa e chá pronto.

Se você quiser, também pode acrescentar outros chás ao mate torrado. Geralmente uso chá de hortelã. Pego 2 saquinhos, abro, misturo com o mate e sigo o procedimento acima.

Fotinhos do passo a passo:











Como tirar pêlos de roupa com luva de borracha

A pedidos das queridas amigas Cris Tibau e Dri Almeida, vou dar uma dica SUPER valiosa para quem tem bichinhos de estimação.

Todo mundo sabe que os nossos peludinhos deixam pêlos nas roupas, sofá, etc. Tem muita gente que gasta uma grana com aqueles rolinhos que tiram pêlo, tem gente que usa durex (daquele maior), enfim, fazem de tudo um pouco e não conseguem se livrar direito dos pêlos.

Pois bem, "seus problemas acabaram"...hehehe

A dica é super simples: sabe aquelas luvas de borracha que a gente usa para lavar louça (ou que nossas mães usam :P), então, é só passar a luva no local onde há pêlos. Eles vão juntando e saindo da roupa, com facilidade. Uma mão na roda, especialmente quando você percebe que aquela roupa presta está com pêlos e você tem que sair correndo para um compromisso.

Ah sim, e o fato de ser barato também é bem bom, né?


Link do vídeo com o passo a passo: https://www.youtube.com/watch?v=l8EPanf0wsc

Como tirar bolinhas das roupas

Que atire a primeira bolinha de algodão quem nunca teve uma roupa que ficou com "bolinhas" depois de algum uso.

Acabar com essas bolinhas, sem estragar a roupa, é super simples: pegue uma faca sem "dentes" e passe no local onde estão as bolinhas.

As bolinhas irão saindo, virando um "tecidinho" que é só tirar com a mão. Fácil, rápido e econômico ;)

Fotos de como fazer, abaixo: